contra a covid-19

Fichas esgotam em dois locais antes do começo da vacinação em Santa Maria

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

A vacinação contra a Covid-19 para o público mais jovem tem gerado alta procura por doses em Santa Maria. Nesta terça-feira, antes mesmo da ação ter início em sete locais, dois deles já não tinham mais fichas para distribuir entre as pessoas a partir de 21 anos, faixa etária contemplada com a primeira dose. No total, 6 mil estiveram disponíveis.

Santa Maria recebe 3,2 mil doses contra Covid-19 nesta terça-feira

De acordo com a prefeitura, todas as 1,3 mil fichas disponíveis no drive-thru do Shopping Praça Nova haviam sido entregues às 5h45min. Por lá, a fila começou a se formar ainda no começo da noite de segunda-feira. Com isso, a equipe da Coordenadoria Municipal de Trânsito orientou os motoristas que chegaram depois a procurarem outras unidades. 

A advogada Laís Harb, de 23 anos, chegou por volta da meia-noite no shopping. Apesar do cansaço, a espera valeu a pena:

- Eu tenho me cuidado muito durante todo esse ano. Receber essa dose de esperança é um sentimento de muita felicidade. Estava muito ansiosa.

Com mais uma morte, Santa Maria soma 818 óbitos em decorrência da Covid-19

No Clube Dores, todas as 1.250 fichas foram entregues até 6h50min, e a equipe também orientou os pedestres a procurarem outros locais. A estudante Fernanda Pivetta, 21 anos, chegou por volta das 4h, acompanhada de amigas, e se vacinou às 9h30min. 

- Eu estou muito feliz. É muito importante isso. Significa demais estar aqui, por todos que se foram por causa dessa doença. É importante incentivar o máximo de pessoas possíveis - destaca.

Nos outros cinco locais com ações, a Associação Comunitária Tancredo Neves, UBS Kennedy, UFSM, UBS Wilson Paulo Noal e UBS Oneyde de Carvalho, a procuração foi grande, mas houve doses disponíveis até o meio-dia, quando terminou a vacinação.

A vacina aplicada nesta terça foi a da Pfizer. Na quarta-feira, uma nova ação está prevista para o público acima de 21 anos na cidade, mas voltada aos jovens que são vinculados às Estratégias Saúde da Família (ESFs). 

FILAS
O secretário de Saúde Guilherme Ribas salienta que novas ações serão realizadas durante a semana para atender a essa mesma faixa etária. Sobre as filas, ele considera que não estiveram fora do comum.

- A procura de chegar mais cedo é também da idade. É um dos últimos grupos que está sendo vacinando. Os jovens costumam chegar cedo. Esperando isso, já começamos a distribuir fichas no começo da madrugada e reforçamos com as nossas equipes para dar agilidade. Diminuímos a idade de 24 para 21 anos, após ação de sábado, porque precisamos acelerar a vacinação - destaca.

Ainda segundo Ribas, ações específicas serão organizadas na próxima semana para as pessoas que ainda não terão garantido a imunização. 

AGLOMERAÇÕES
Além das longas filas, outra reclamação foi em relação a aglomerações, que teria acontecido no drive-thru do Shopping Praça Nova durante a madrugada. Conforme registros de pessoas que estavam no local, haviam jovens com música alta, consumindo bebidas alcoólicas em grupos e sem máscaras. Os fiscais de trânsito que estavam no local informaram que houve consumo de bebidas, mas não houve nenhum registro de tumulto. 

A Brigada Militar informou que foi chamada até o estacionamento do shopping às 5h por causa de reclamações de perturbação do sossego, mas não chegou a realizar registro de boletim de ocorrência. 

De acordo com a prefeitura, todas as ações de vacinação contam com acompanhamento da Guarda Municipal e, neste caso, em que a BM foi acionada, "em função de estarem em um espaço privado e aguardando serem atendidos em uma iniciativa de promoção à saúde, foi solicitada a dispersão e o encerramento da música alta". 

Ainda, o Executivo disse que "a prefeitura e demais órgãos de segurança esperam contar com a conscientização das pessoas para respeitar as medidas sanitárias, amplamente divulgadas ao longo deste cerca de um ano e meio de pandemia, e evitar a proliferação do coronavírus". 

PRIMEIRA DOSE

Terça-feira, das 8h ao meio-dia 
Para quem: pessoas com 21 anos ou mais 
O que levar: documento com foto + CPF 
Locais para drive-thru: UFSM (1 mil doses) e Shopping Praça Nova (1,2 mil doses) 
Locais para pedestres: Clube Dores (1,1 mil doses), Associação Comunitária Tancredo Neves (600 doses), UBS Kennedy (600 doses) e UBS Oneyde de Carvalho (400 doses)
Drive-thru e pedestres: UBS Wilson Paulo Noal (500 doses) 

Quarta-feira, das 8h às 11h 
Para quem: pessoas com 21 anos ou mais 
O que levar: documento com foto + CPF 
Onde: Em todas Estratégias de Saúde da Família (ESF) 

Sexta-feira, das 13h30min ás 15h30min 
Para quem: adolescentes com comorbidade, gestantes, puérperas e lactantes
Adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, uma comorbidade: Obesidade (percentil entre 97 e 99,9); Pneumopatia crônica grave (asma - corticoide inalatório dose média/alta + broncodilatador de longa ação; histórico prévio de internação hospitalar ou tratamento intensivo); Imunodeprimidos (doenças congênticas raras, genéticas, autoimunes que tragam comprometimento que favoreça internações frequentes ou doenças infecciosas de repetição); hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior); hoenças cardiovasculares (cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas); doenças neurológicas (com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar, infectocontagiosa ou cardiovascular); doenças endocrinológicas (diabetes mellitus tipo 1 insulino dependentes); mães que estejam amamentando bebês de 46 dias até 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto)

Sábado, das 8h ao meio-dia*
Para quem: jovens a partir de 18 anos de idade 
O que levar: documento com foto + CPF
Locais para pedestres: Clube Dores (1,1 mil doses), Associação Comunitária Tancredo Neves (800 doses), UBS Kennedy (800 doses), ESF Santos (300 doses) e ESF São Francisco (300 doses) 
Para drive-thru: UFSM com horário ampliado, até as 15h* (2 mil doses) 

SEGUNDA DOSE 

Terça-feira, 13h30min às 16h
Para quem: pessoas com segunda dose da Oxford/Fiocruz atrasada
Onde: Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro) e UBS Waldir Mozzaquatro (Bairro João Goulart)
O que levar: carteirinha de vacinação + documento 

Quarta-feira, 13h30min às 16h
Para quem: pessoas que estão com a 2ª dose da vacina Pfizer em atraso
Onde: Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro) e UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal da Cunha, Bairro Salgado Filho)
O que levar: Carteirinha de vacinação e CPF

Quinta-feira, das 8h ao meio-dia 
Para quem: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidade que receberam a 1ª dose em 29 de maio + pessoas que estão com a 2ª dose da vacina Oxford/Fiocruz em atraso - 2ª dose
Local para pedestres: Clube Dores
Local para drive-thru: Shopping Praça Nova e UFSM
O que levar: carteirinha de vacinação e CPF

Quinta-feira, das 13h às 16h 
Para quem: pessoas que estão com a 2ª dose da vacina Oxford/Fiocruz em atraso
Onde: policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro)
O que levar: Carteirinha de vacinação e CPF

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cacequi zera casos ativos de Covid-19

Jovens de 21 anos ou mais podem tomar vacina nesta terça-feira Próximo

Jovens de 21 anos ou mais podem tomar vacina nesta terça-feira

Saúde